domingo, 16 de outubro de 2011

7º ENCONTRO: ALIANÇA- O PÁCTO DA AMIZADE EM 16/10/2011

O encontro iniciou com a relembração dos encontros anteriores, todos os catequistas acolheram seus catequizando com carinho e atenção, foi mostrada a eles uma aliança de casamento e contada essa história: 
Um dia Fafá estava na cozinha e observou sua mãe que estava cozinhando, de repente, pegou a mão da mãe e disse:

Fafá: - Mãe, o que é isto?
Mãe: - Isto é uma aliança.
Fafá: - Uma aliança?
Mãe: - Claro! Cada vez que olho para ela penso no seu pai que está trabalhando longe daqui, para que a
            gente tenha o que comer...
Fafá: - Foi o papai que te deu esta aliança?
Mãe: - Sim... e eu também dei uma aliança para ele. É para a gente se lembrar um do outro.
Fafá: - E quando foi que você deu esta aliança para o meu pai?
Mãe: - Foi no dia do nosso casamento. Eu disse para ele: "João, recebe esta aliança como sinal do meu
           amor e de minha fidelidade". E ele me disse: "Maria, recebe esta aliança como sinal do meu amor e
           de minha fidelidade".
Fafá: - Mãe, você nunca quis tirar esta aliança do dedo?
Mãe: - Claro que sim. Às vezes, fico com raiva porque seu pai foi trabalhar tão longe... mas depois penso
            que ele fez isso por amor da gente. Então, esta aliança me ajuda... e é como se ele estivesse aqui,
            bem perto da gente.
Fafá: - Você vai ficar sempre com esta aliança?
Mãe: - Claro que sim. Mas tem pessoas que esquecem o dia do seu casamento, esquecem desta promessa
          de amor e fidelidade, e um dia deixam o esposo ou a esposa e os seus próprios filhos, para ir atrás
          de outras pessoas... Parece até que elas copiam as novelas da televisão.
Fafá: - Mãe, você nã vai deixar a gente não, né?
Mãe: - Claro que não! Mais que idéia...
Explicada a historia, mostramos que a aliança é um sinal de compromisso, sendo que Deus também fez uma aliança com seu povo para caminhar com ele.
  No terceiro mês depois de sua saída do Egito, o Povo (os filhos de Abraão) chegou a um monte chamado Sinai. Mosés subiu sozinho à montanha e lá Deus falou para ele:

   "Vocês viram a minha força que livrou vocês da escravidão do Egito. Pois bem: se vocês obedecem àquilo que eu falo e são fiéis à minha Aliança, vocês serão para mim o povo mais querido entre todos os povos e eu vos tornarei um Povo Santo" (Êx 19,8).
   
   Quando Moisés voltou e repetiu para o povo as palavras do Senhor, todo o povo respondeu: "Faremos tudo o que Deus disser" (Êx 19,8)
   Moisés disse a Deus que o povo aceitava. Deus fez a ALIANÇA com o povo e deu a ele

Nenhum comentário:

Postar um comentário